terça-feira, 23 de setembro de 2014

   Há muito tempo já é sabido que aulas tradicionais, baseadas apenas em quadro negro, giz e livros didáticos estão sendo ultrapassadas pelas tecnologias que avançam em tamanha velocidade que se faz necessário que a escola acompanhe esse desenvolvimento, para que haja uma maior interação com seu aluno que está cada vez mais ligado a diversas fontes de informação muito distintas daquelas de antigamente.
   Utilizar tecnologias de informação e comunicação em sala de aula transforma os papeis tanto do professor quanto do aluno. O primeiro deixa de ser visto como detentor do conhecimento e passa a ser um mediador do mesmo, um incentivador da busca por informações, visto que são elas que geram conhecimentos. 
   O segundo, deixa de ser apenas um receptor de informações e transforma-se em um indivíduo capaz de buscar, avaliar, desenvolver, construir conhecimentos.
   É preciso que se saiba que utilizar tecnologias em sala de aula não significa que elas resolverão todos os problemas da educação, mas sim, servirão como uma ferramenta a mais para complementar o ensino. Ferramenta esta que, quando bem utilizada, poderá abrir muitas portas para a aquisição de conhecimento de uma maneira divertida e dinâmica para o aluno. Criando um ambiente que resgate novamente a atenção do aluno que, por diversas vezes, é perdida por causa desses mesmos meios de comunicação e informação.
    Pensando nisso, teremos aqui, postagens que buscarão sempre apresentar novas ferramentas que poderão ser utilizadas para o desenvolvimento de aulas divertidas, dinâmicas, que atraiam o interesse do aluno sem deixarem de ser aulas produtivas e com objetivos efetivos.
       Espero que este blog seja um espaço para que todos possam desenvolver-se, trocar ideias, experiências e, principalmente, servir como uma fonte a trazer ferramentas que possibilitem a transformação do ensino em uma experiência maravilhosa tanto para quem aprende, quanto para quem ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário